domingo, 5 de julho de 2009

Portugal termina no 14º lugar do Europeu

A Selecção Nacional terminou hoje a sua participação no European Amateur Team Championship, o Campeonato da Europa por equipas, no Conwy Golf Club (PAR 72), em Gales, com uma derrota, por 4-1, frente à Holanda, campeã do Mundo em 2006, no jogo de atribuição do 13º e 14º lugar. O único ponto luso foi conquistado pela dupla Hugo Mota/José Maria Jóia na partida de ‘foursoumes’ – pancadas alternadas, com uma só bola.
Apesar de Portugal ter ficado aquém da 12ª posição alcançada nas últimas duas edições da prova, e que era o objectivo proposto, Miguel Franco de Sousa, que liderou a comitiva nacional, juntamente com o Treinador Nacional Sebastião Gil, afirmou que o 14º lugar é uma classificação “de que não nos podemos envergonhar”, tendo em conta as equipas que ficaram no 2º Flight – do 9º ao 16º após a fase de ‘stroke play’ –, aludindo à presença da bicampeã Irlanda, Holanda, Espanha, Dinamarca e Gales, bem como da Bélgica e Islândia.
Franco de Sousa considera, no entanto, que poderia ter sido bem melhor. “Nos resultados, tanto na primeira como na segunda fases, fomos muito penalizados nos últimos três buracos, o 16, o 17 e o 18, três pares-4 muito difíceis”, sublinhou, recordando a derrota “dolorosa” com a Irlanda – que venceu o 2º Flight e alcançou o 9º lugar final – na primeira ronda de eliminatórias, só decidida num ‘play-off’ entre Nuno Henriques e Paul Cutler, a qual impediu que a o conjunto luso igualasse, pelo menos, o 12º lugar de 2007 e 2008.
A vitória do torneio foi para a Escócia, que bateu a “rival eterna” Inglaterra na final, por 5-2, e acrescentou este título ao obtido em Outubro passado no Campeonato do Mundo, vulgo Troféu Eisenhower, em Perth, Austrália. Já a medalha de bronze vai para a Itália, que superou a Noruega por idêntico resultado.

Sem comentários: