quarta-feira, 22 de julho de 2009

“In the Zone”

A vitória de Stewart Cink no The Open Championship tinha tudo para fazê-lo merecer a eleição de jogador da semana para o “puttparabirdie”, mas não podemos deixar de destacar a incrível exibição de Tom Watson no Open britânico.
O norte-americano, de 59 anos, esteve muito perto de superar a mais romântica das vitórias no golfe, protagonizada pelo inevitável Jack Nicklaus, no Masters de 1986, bem como igualar o recorde de seis vitórias no British Open, na posse do inglês Harry Vardon (1870-1930), e tornar-se no jogador mais velho de sempre a vencer um Major, superando Julius Boros (US PGA Championship de 1968, com 48 anos). Contudo, Watson acabou por deitar tudo a perder no derradeiro buraco, permitindo depois que no 'play-off' Cink conquistasse o seu primeiro Major da carreira.
“Teria sido uma história dos diabos, não teria?”, disse Watson no final. “Estou bastante desapontado. Coloquei-me em posição para ganhar, mas falhei no último buraco. No ‘play-off’ foram maus ‘shots’ atrás de maus ‘shots’”, recordou, antes de agradecer o apoio do público durante toda a semana. “A chegada ao 18 vai perdurar para sempre na minha memória. Foi maravilhoso”, sublinhou o antigo número 1 mundial, que no próximo ano tem já garantida a presença em St. Andrews, aos 60, e a não ser que se qualifique em 2011, esse será mesmo o seu último British Open.
Em 1975, em Carnoustie, o norte-americano tinha 26 anos quando jogou pela primeira vez o torneio e… ganhou. Desde aí jogou em mais 30 ocasiões, cumprindo 111 rondas, 8027 pancadas, cinco vitórias, sete top-3, oito top-5 e dez top-10.
Um recorde que deixa, com toda certeza, Tom Watson orgulhoso, ele que esta semana até tem nova oportunidade para fazer história. Caso vença o The Senior Open Championship, tornar-se-à no jogador com mais vitórias no torneio (4), deixando para trás Gary Player, que, tal como ele, tem três.

Sem comentários: