segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cink impede Watson de fazer história

Stewart Cink foi o grande vencedor da 138ª edição do Open Championship, que terminou ontem no Ailsa Course (PAR 70), em Turberry, na Escócia, conquistando assim o primeiro Major da carreira à 50ª tentativa. O norte-americano apenas assegurou o famoso ‘Claret Jug’ após bater o seu compatriota Tom Watson num ‘play-off’ de quatro buracos, depois dos dois jogadores terminarem empatados com 278 pancadas, duas abaixo, no final dos 72 buracos..
32 anos depois do “Duel in the Sun’ com Jack Nicklaus, Watson, de 59 anos, esteve muito perto de igualar o recorde de seis vitórias no British Open, na posse do inglês Harry Vardon (1870-1930), e tornar-se no jogador mais velho de sempre a vencer um Major, superando Julius Boros (US PGA Championship de 1968, com 48 anos). Contudo, com um ‘shot’ de vantagem e um buraco por jogar, Watson concluiu a sua ronda com três putts para fazer bogey, levando todas as decisões para o ‘play-off’.
Aí, após um bogey no primeiro buraco de desempate, o sonho do antigo número 1 mundial terminou no rough do 17, no qual acabou por fazer um duplo bogey e ficar a quatro ‘shots’ de desvantagem.
Cink descreveu esta sua primeira vitória num Major como “surreal” e prestou o devido triunfo a Tom Watson. “Foi uma experiência surreal. Decidir um título com Tom Watson são coisas que já não acontecem. Nunca esperei jogar contra ele. Cresci a vê-lo jogar na televisão e sempre sonhei vir um dia a seguir os seus passos… Ele atrasou o relógio do tempo e fico feliz por ter feito parte disso”, frisou Cink, que somava apenas um top-10 no Open Championship – em Carnoustie (2007) – e que leva cinco vitórias no PGA Tour desde que se tornou profissional em 1995.
Refira-se ainda que só outros dois jogadores conseguiram bater o PAR 70 do ventoso Ailsa Course. Foram eles os ingleses Chris Wood e Lee Westwood, que com um total de 279 pancadas, uma abaixo, repartiram o último lugar do pódio. O irlandês Padraig Harrington, que procurava a terceira vitória consecutiva no Open Championship, não foi além do 65º lugar, com 292 (+12).




Sem comentários: