quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estreia comedida de Portugal no Europeu

A Selecção Nacional esteve longe de brilhar na primeira jornada do Campeonato da Europa por Equipas, mas também não comprometeu o objectivo de superar o 12º lugar alcançado nas últimas duas edições da prova. Num formato de jogo em que pontuam os cinco melhores resultados de cada sexteto, Portugal somou um total de 373 pancadas, 13 acima do Par-72 do Conwy GC, em Gales, e ocupa a 15ª posição entre as 20 nações participantes. A Inglaterra lidera com 344 pancadas (-16), seguida da Noruega e da Itália com 347.
Recorde-se que no final da segunda ronda, os oitos primeiros na fase de ‘stroke play’ integram o 1º Flight para os restantes três dias de ‘match play’, enquanto os países classificados entre o 9º e o 16º lugar jogam no 2º Flight. Já o 3º Flight é destinado às nações posicionadas do 17º ao 20º.
Este resultado deixou o seleccionado luso praticamente sem hipóteses de disputar o 2º Flight, já que está a 15 ‘shots’ da de Dinamarca e Alemanha, empatadas no oitavo lugar com 358 pancadas. A nível individual, o melhor português - e o único que jogou abaixo do par - é Tiago Rodrigues, com 71 (-1), o que o coloca no grupo dos 31ºs classificados entre os 120 participantes. Nuno Henriques fez 72 (PAR), José Maria Jóia 76 (+4), Pedro Figueiredo e Manuel Violas 77 (+5), enquanto o 78 (+6) de Hugo Mota, o menos experiente do conjunto luso, a estrear-se num campeonato da Europa, foi o resultado que ficou de fora.
O melhor jogador Matteo Manassero, de 16 anos, que há duas semanas se sagrou no mais jovem vencedor de sempre do British Amateur Championship. O italiano concluiu a sua volta em 66 pancadas (-6), um novo recorde do Conwy GC, e lidera com a vantagem mínima sobre um quarteto composto pelo compatriota Andrea Pavan, o norueguês Elias Bertheusen, o inglês Matt Haines e o alemão John Allen, todos com 67.




Sem comentários: