segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ricardo Melo Gouveia e Joana Silva Pinto são os novos campeões nacionais amadores

Ricardo Melo Gouveia sagrou-se no Porto Santo Golfe (PAR 72) campeão nacional amador, sucedendo a Pedro Figueiredo, vencedor das duas edições anteriores do Campeonato Nacional Individual Absoluto. Contudo, o golfista do Clube de Golfe de Vilamoura, que já havia conquistado este mesmo título, mas nas categorias de sub-12 e sub-14, não teve um dia relaxado, principalmente devido ao ‘forcing’ final de Manuel Violas Jr (Oporto GC)., que concluiu a última volta em 69 pancadas, três abaixo do PAR. Depois de três dias bastante modestos, o ex-campeão Pedro Figueiredo (Quinta do Peru) deu finalmente um ar da sua graça ao apresentar igualmente um ‘score’ de 69 pancadas, resultado esse que lhe permitiu terminar a prova no terceiro lugar.
“Já há muito tempo que esperava por um resultado destes. Tenho trabalhado muito para isso”, disse Melo Gouveia, que concluiu os primeiros nove buracos com duas pancadas acima do par, enquanto Jóia e Violas, com grandes exibições na primeira metade do campo, apesar do vento forte que soprava, estavam nessa altura com quatro e três abaixo do par, respectivamente. “Na primeira volta, eles (Violas e Jóia) meterem imensos ‘putts’. Eu sabia que não podia ser sempre assim e continuei a fazer o meu jogo, mantive a calma. Estava ciente de que estava a jogar bem e só esperava pelo momento certo para dar a volta”, explicou o novo campeão.
Nas Senhoras, Joana Silva Pinto repetiu o título conquistado em 2007. A jogadora do Estela, que esteve afastada da competição durante 13 meses, devido a uma fractura numa perna, liderou de início ao fim, terminando a prova com quatro ‘shots’ de vantagem sobre a sua antecessora Marta Vasconcelos (Oporto GC), que acabou por pagar a factura de uma segunda volta desastrosa, em que apresentou um cartão de 90 pancadas. A fechar o pódio ficou Lara Vieira (Santo da Serra).
“Não vim a Porto Santo para ser campeã, apenas para ganhar ritmo. Mas as coisas saíram melhor do que eu estava à espera”, confessou Joana Silva Pinto.
Em paralelo com esta competição, realizou-se no campo de 9 buracos do Porto Santo Golfe o I Campeonato Nacional Pitch & Putt. Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas) entrou para a história ao sagrar-se o primeiro campeão.

Sem comentários: