segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cabrera coroado em dia de fortes emoções

Tal como se previa, o último dia do Masters foi impróprio para cardíacos! O primeiro major da temporada teve emoção até ao fim, com o título a ter mesmo de ser decidido num inesperado play-off. Angel Cabrera (na foto) foi o vencedor, mas Tiger Woods e Phil Mickelson ainda fizeram acreditar os amantes do golfe numa recuperação épica.
A dois buracos do fim, tudo parecia estar decidido. Kenny Perry tinha praticamente a vitória nas mãos, mas deixou escapar uma vantagem de dois ‘shots’, com bogeys no 17 e 18, levando todas as decisões para um play-off, que incluiu também Angel Cabrera e Chad Campbell. Cabrera parecia ser o jogador com menos hipóteses, depois do seu ‘shot’ de saída ter ido parar atrás de uma árvore e o seu ferro-4 ter batido noutra, mas um “up and down” permitiu ao argentino garantir o par e empatar com Perry – Campbelll fez bogey e acabou eliminado. Já quando a sorte não quis nada com Perry no segundo buraco de play-off – a sua bola ficou numa zona de lama após o ‘tee shot’ e não foi além de um bogey –, Cabrera fez par e tornou-se no primeiro jogador do País das Pampas a conquistar o tão almejado “casaco verde” – foi o seu segundo major da carreira depois do US Open em 2007.
No entanto, todas estas emoções aconteceram apenas depois de um duelo digno de um filme, entre Tiger Woods e Phil Mickleson, número um e dois do mundo, respectivamente, que começaram o dia com uma desvantagem de sete pancadas em relação ao primeiro lugar. Um início de primeira volta inspirado por parte de Mickelson, com seis birdies em nove buracos (30 pancadas) – igualou a melhor primeira volta da história do Masters na posse de Johnny Miller (terceira ronda, 1975), Greg Norman (quarta ronda, 1988) e K.J. Choi (segunda ronda, 2004) –, deixou o esquerdino a sonhar com o terceiro título do Masters, embora com o “Tigre” sempre à espreita, depois de uma bomba para eagle no 8. Contudo, Mickelson iria deitar tudo a perder ao fazer um duplo bogey no buraco 12 (Par 3), após enviar uma bola à água, um ‘shot’ que até parece ter inspirado Tiger Woods a fazer três birdies em quatro buracos (13, 15 e 16), e ficar com um agregado de 10 abaixo do par, empatado com o seu compatriota. No entanto, os erros cometidos pelos dois melhores jogadores mundiais da actualidade nos dois últimos buracos impediu-os de lutar pela triunfo.
Veja o resumo do torneio aqui.


Sem comentários: