quarta-feira, 18 de março de 2009

Madeira na rota do European Tour

O Madeira Islands Open BPI marca a estreia do PGA European Tour em solo europeu este ano, depois de nos primeiros meses da temporada o circuito profissional ter viajado pela China, Austrália, África do Sul, Tailândia, Abu Dhabi, Qatar, Dubai, Malásia, Estados Unidos e Indonésia.
A 17ª edição do evento desportivo mais importante realizado com uma regularidade anual na Região Autónoma da Madeira decorrerá de 19 a 22 de Março, no Porto Santo Golfe , campo desenhado pelo mítico Severiano Ballesteros, antigo nº1 mundial, vencedor de cinco torneios do ‘Grand Slam’ e melhor golfista europeu de todos os tempos, com o 'Pro-Am' a jogar-se hoje.
O torneio conta com um ‘field’ de 144 jogadores, com destaque para 29 que já venceram, pelo menos, um torneio do European Tour, num total de 60 títulos coleccionados, um jogador do “top-100” do ranking mundial, sete “top-100” da Corrida para o Dubai – novo nome da antiga Ordem de Mérito –, 11 membros da selecção europeia da Ryder Cup e uma estrela em ascensão, Thomas Aiken.
Apesar do inglês Anthony Wall ser o jogador mais bem cotado na hierarquia mundial (81º Mundial, 49º da Corrida para o Dubai), este jovem sul-africano, embora praticamente desconhecido no European Tour, é o que aparece melhor cotado esta semana (31º posto da Corrida para o Dubai), pela simples razão de ter obtido no domingo passado o melhor resultado da sua carreira, um sétimo lugar alcançado no CA Championship, o segundo dos três torneios do World Golf Championships, ganho pela estrela americana Phil Mickelson, na Florida. O World Golf Championships é a categoria de eventos mais importante do golfe logo depois dos quatro do ‘Grand Slam’.
São igualmente de destacar as presenças de Gregory Bourdy, vencedor do Open de Portugal, Steve Webster, campeão do Portugal Masters de 2007, bem como as de Santiago Luna, Robert-Jan Derksen, Jean van de Velde, Bradley Dredge, Jarmo Sandelin, Pedro Linhart, Daniel Vancsik, Niclas Fasth e Alastair Forsyth, todos eles ex-campeões na Madeira, com o último a defender o título conquistado o ano passado.
Em relação aos portugueses, serão 13 a defender as cores nacionais: dez profissionais profissionais (João Pedro Sousa, Duarte Freitas, Filipe Lima, António Sobrinho, Ricardo Santos, António Rosado, Nuno Campino, Hugo Santos, Tiago Cruz e José Dias) e três amadores (Manuel Violas Jr, Pedro Figueiredo e Nuno Henriques).
Estão em jogo 700.000 euros em prémios monetários, com o vencedor a receber um cheque de 116.600 euros.

Sem comentários: