quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Joana Silva Pinto e Tomás Silva vencem Taça FPG

Joana Silva Pinto fez a “dobradinha” nos ‘majors’ amadores nacionais ao vencer ontem, no percurso Ribagolfe I, no concelho de Benavente, a Taça da Federação Portuguesa de Golfe, ela que em Abril passado, no Porto Santo Golfe, havia se sagrado campeão nacional.
A jogadora do Estela GC, de 19 anos, que repete assim a façanha alcançada em 2007, quando conquistou estes mesmos dois troféus, teve de se aplicar a fundo para superar a sua grande rival Marta Vasconcelos, garantindo o triunfo apenas no 36º e último buraco regulamentar, por 1 up (um buraco de vantagem).
Joana Silva Pinto reconheceu que, no início do ano, não estava à espera de sair vencedora dos dois “majors” nacionais. “Foi uma surpresa, mas treinei muito para isto. Não comecei bem o torneio, mas depois fui melhorando dia após dia”, disse a jogadora da Estela, que, ainda assim, teve de sofrer até ao fim depois de estar a vencer por 4up após 12 buracos decorridos na segunda volta.
Já Marta Vasconcelos, depois do título de vice-campeã nacional, teve novamente de se contentar com o segundo lugar na Taça. A representante do Oporto GC esteve em grande nível do 'tee' ao 'green', mas hipotecou as suas hipóteses falhando muitos 'putts' de dois metros para dentro. “Acho que a minha recuperação nos últimos buracos colocou alguma justiça no resultado. Se tivesse sido mais desnivelado, não reflectiria o que joguei”.
A grande surpresa aconteceu na prova masculina, com Tomás Silva (CG Estoril), de apenas 16 anos, a conquistar o seu primeiro triunfo num dos dois ‘majors’ do golfe nacional, após derrotar categoricamente o campeão nacional Ricardo Melo Gouveia, por 5/4 (cinco buracos de vantagem e quatro para jogar).
“Estou feliz como nunca”, sublinhou Tomás Silva. “Tenho vindo a jogar bem e estava bem preparado. Na final, soube aproveitar as oportunidades que me surgiram”, acrescentou. A grande revelação da Taça justifica este triunfo com o “investimento que a Federação e o Estoril têm feito em mim, proporcionando-me a entrada em torneios internacionais, que me deram rodagem para ganhar consistência.”
Ricardo Melo Gouveia averbou a segunda derrota com Tomás Silva em menos de duas semanas, depois de ter perdido com ele, na Ilha Terceira, por ocasião da Taça de Portugal – Tranquilidade, um evento colectivo que coloca frente a frente as regiões do Centro, Sul, Norte e Ilhas. “Ele jogou bem e, como nos Açores, aproveitou melhor as oportunidades. E de tarde jogou ainda melhor do que de manhã”, reconhecei Melo Gouveia.

Sem comentários: