segunda-feira, 29 de junho de 2009

Campeonato Nacional aguarda Lima

Filipe Lima poderá estrear-se amanhã no Campeonato Nacional de Profissionais Halcon PGA, o torneio de 22 mil euros em prémios monetários, cujo ‘Pro-Am’ dispuitou-se ontem, no Porto Santo Golfe (PAR 71), sob a organização do South Golf Tour.
O nº1 português dos últimos cinco anos, que terminou este domingo no 18º lugar no The Princess, prova Challenge Tour (a II Divisão do golfe profissional europeu), manifestou o desejo de jogar pela primeira vez o Campeonato Nacional de Profissionais Halcon PGA, no campo desenhado por Severiano Ballesteros, que tanto foi do seu agrado quando, em Março, ficou em 12º na etapa madeirense do European Tour.
Filipe Lima, residente nos arredores de Paris, explicou que pediu um convite para o Open de França e se a resposta fosse positiva, jogaria naturalmente o torneio do European Tour de quatro milhões de euros em prémios.
Ora, até ao momento, na lista de inscritos do Open de França, Filipe Lima não consta na categoria de convidados. Contudo, o jogador da FPG tem ainda como alternativa participar num evento suíço do Challenge Tour, na próxima semana, prova essa que irá contar contar com a presença de Ricardo Santos e Tiago Cruz, que certamente seriam dois candidatos ao título de campeão nacional.
A presença de Filipe Lima abrilhantaria o torneio, até porque tentaria sagrar-se pela primeira vez campeão nacional, ele que ganhou o único torneio da PGA de Portugal em que participou, na Estela, em 2005.
Mas mesmo que o luso-francês opte por não vir ao Porto Santo, o Campeonato Nacional de Profissionais Halcon PGA apresenta uma forte lista de inscritos.
Do total de 23 profissionais que garantiram a sua presença, contam-se quatro campeões nacionais: o actual titular, António Sobrinho, vencedor da prova em 11 ocasiões (um recorde), incluindo no ano passado, na Quinta do Vale, noutro traçado de Seve Ballesteros, Nuno Campino campeão de 2006, no Furnas (Açores), Henrique Paulino coroado em Amarante, em 2003, e Daniel Silva, seis vezes campeão nacional, e considerado o melhor golfista português de todos os tempos.
O Campeonato Nacional de Profissionais Halcon PGA arranca amanhã do ‘tee’ do 1, sendo composto por quatro voltas de 18 buracos, a última das quais no dia 3 de Julho, sexta-feira.

André Medeiros vence ‘Pro-Am’

O ‘Pro-Am’ do Campeonato Nacional de Profissionais Halcon PGA foi ganho pelo profissional açoriano André Medeiros, que, ao lado dos amadores Fátima Silva e Miguel Pita da Silva, somou 136 pancadas, oito abaixo do Par.
Foi a quarta vitória de André Medeiros em ‘Pro-Ams’, «depois dos três anos seguidos no SATA Azores Open». Pelos vistos, o jogador de São Miguel é bem sucedido nas ilhas atlânticas.
André Medeiros tem uma história curiosa, pois foi «campeão nacional de juniores de lançamento do dardo e, em treinos, já estava a fazer marcas dentro dos mínimos olímpicos, quando uma lesão no cotovelo o impediu de ir aos Jogos de Atenas de 2004». A opção pelo profissionalismo no golfe levou-o a uma nova carreira profissional.
Em segundo lugar ficou a formação do profissional Sean Hawker e dos amadores Paulo Romano e José Rosado, com 137 (-7), seguindo-se o conjunto do profissional Hugo Santos e dos amadores Rui Jorge Ferreira e Leonardo Ferreira, com 138 (-6).

Profissionais versus amadores

Hoje o programa apresenta uma competição inédita, concebida pelo South Golf Tour, com o patrocínio da Halcon Viagens.
O Halcon Challenge Match Play coloca frente a frente 11 profissionais a outros tantos amadores, apurados através de dois torneios de qualificação realizados na Aroeira e em Castro Marim.
Os amadores terão a bonificação referente ao seu ‘handicap’ de jogo, enquanto os profissionais actuarão com ‘handicap’ zero.
Haverá 11 duelos de singulares (‘singles’) de ‘match play’, em grupos de quatro jogadores (dois profissionais e dois amadores).
Tal como na Ryder Cup, cada vitória dá direito a 1 ponto e um empate somará 0,5 pontos. A equipa que somar mais pontos sairá vencedora.
A selecção de amadores é capitaneada por Luís Nogueira, enquanto a de profissionais será liderada por Nelson Cavalheiro. Os dois capitães defrontar-se-ão também em ‘match-play’.

Sem comentários: